*

domingo, 27 de novembro de 2016

 Jonas

Jonas era um profeta conhecido e respeitado em sua terra. Jonas vivia na época em que o Foi nessa época que Jonas pregou uma mensagem muito especial de Deus ao povo. A mensagem era que o povo venceria a guerra e teria de volta um pedaço de terra que havia perdido.
O povo não tinha muitos recursos para lutar, e mesmo sem o rei agradar ao Senhor, Deus havia resolvido proteger o povo. E tudo aconteceu conforme o que Jonas pregou.
Depois disso, Deus falou com Jonas e deu uma ordem.
Deus disse a ele: "Jonas, você vai viajar. Você irá até a grande cidade de Nínive, porque os homens de lá estão fazendo muitas maldades. Eu quero que você diga a eles que eu estou vendo o seu mau comportamento e que os castigarei se continuarem assim".
Vocês sabem o que ele fez? Jonas decidiu fugir e foi para o lado contrario que Deus havia mandado.

 Jonas foi para o porto de Jope. Chegando lá, comprou a passagem para um navio que ia para de Társis (na Espanha). Essa cidade fica bem longe de Nínive.rei Jeroboão estava reinando em Israel. Esse rei não fazia o que agradava a Deus.


Jonas entrou no navio, desceu até o porão e se deitou no cômodo mais escuro, e dormiu.

Ele estava sossegado ali. Mas de repente.... Começou a cair uma grande tempestade com raios e trovões.
Jonas continuava dormindo, mas os outros homens do navio estavam desesperados. Todos começaram a jogar as bagagens e cargas do navio para fora. Quando todo mundo estava trabalhando e morrendo de medo


o chefe dos serviços  do navio descobriu que Jonas estava dormindo. Então foi até lá onde Jonas estava e lhe perguntou:
O que está acontecendo? Está a maior tempestade lá fora, todos estão trabalhando e orando aos seus deuses, e você fica ai dormindo? Levanta-te, invoca o teu Deus; talvez assim Deus se lembre de nós para que não pereçamos.
Os homens que estavam no navio não conheciam o Deus de Jonas e não sabiam que o Deus do profeta havia mandado aquela tempestade. Desde aquele momento, Deus queria ensinar a Jonas que ele estava errado.
Os homens haviam trabalhado muito, mas nada adiantou. Estavam tão desesperados que pensaram que aquela tempestade só podia ser um castigo de alguém que estava dentro do navio.
Então, fizeram uma reunião e descobriram que Jonas era o culpado. Quando isso aconteceu, fizeram varias perguntas a Jonas:
- Agora diga: Quem é o culpado de tudo isto? O que você está fazendo aqui? De onde você vem? De que país você é, e qual é o seu povo?
- Eu sou hebreu – respondeu Jonas – e adoro o Eterno, o Deus do céu que fez o mar e a terra.
Em seguida Jonas contou que estava fugindo do Deus Eterno. Aí os marinheiros ficaram mais apavorados
- Veja só o que você fez!
A tempestade piorava cada vez mais, de modo que os marinheiros perguntaram a Jonas:
- Que devemos fazer com você para que o mar se acalme?
Jonas respondeu:  o único jeito de acabar com a tempestade era jogá-lo para fora do navio.
Os homens não queriam fazer isso, porque sabiam que matar era errado. Tentaram escapar da tempestade de outro jeito, mas não deu certo.
E os homens obedeceram a Jonas e o lançaram ao mar, ao lança-lo no mar a tempestade cessou tudo voltou ao normal.
Os homens daquele navio adoraram a Deus e aprenderam quanto o Deus do profeta era poderoso e maravilho.
E tudo isso estava acontecendo com Jonas foi porque ele tinha desobedecido a Deus. E agora o que vai acontecer com Jonas será que ele vai morrer?
Quando  Jonas começou a afundar de repente apareceu um grande peixe que abriu sua boca e engoliu Jonas, , e ele foi parar na barriga do peixe .Jonas ficou três dias dentro daquele peixe,



Mas lá dentro do peixe, Jonas orou e pediu perdão a Deus pela sua desobediência. Então, Deus fez o peixe vomitar Jonas numa praia.




Pela segunda vez Deus disse a Jonas:
- Apronte-se, vá a grande cidade de Nínive e anuncie ao povo de lá a mensagem que eu vou dar a você.
Jonas se apontou e foi a Nínive como o Deus eterno havia ordenado, e então começou a anunciar:
- dentro de quarenta dias Nínive será destruída!



Então os moradores de Nínive creram de Deus e resolveram que cada um devia jejuar, e vestiram sacos de panos grosseiros a fim de mostrar que estavam arrependidos.
Quando o rei de Nínive soube disso, mandou dizer ao povo o seguinte:
- que cada pessoa ore a Deus com fervor e abandone os seus maus caminhos e as suas maldades. Talvez assim Deus mude de ideia. Talvez o seu furor passe, e assim não morreremos.



Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então mudou de ideia e não castigou a cidade como havia dito que faria.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

 Débora, a profetisa guerreira

Débora era casada,tinha sua família e foi escolhida por Deus para ser  profetisa e juíza em Israel. Débora sentava-se debaixo de uma palmeira, e os israelitas vinham até ali para que ela julgasse as questões como: compra e vendas de terras, herança, brigas, roubos... eles levavam os assuntos para Débora resolver, como o juiz faz hoje. Débora era também profetisa, uma  mensageira de Deus, que dava o recado dEle ao povo.





Certa vez, ela mandou chamar Baraque. Ele era como um líder dos israelitas. Débora  disse a Baraque: O Senhor está lhe dando esta ordem: “Escolha dez mil homens e os leve ao monte Tabor. Eu vou trazer Sísera, o comandante do exército de Jabim, rei de Canaã, para lutar contra você. Ele virá com seus carros de ferro e soldados, mas eu farei com que você o vença”. Então Baraque disse a Débora: Só irei se você for comigo. Então Débora disse: esta bem eu vou com você, mas fique sabendo, Baraque, que Deus vai entregar Sísera nas mãos de uma mulher.




 Chegou o dia da batalha. Jabim, o rei cananeu, conseguiu muitos aliados. O exercito inimigo era forte. Então ele mandou vir os seus novecentos carros de ferro e todos os seus homens.
Débora disse a Baraque: Vá agora porque é hoje que o Senhor lhe dará a vitória. O Senhor está com você!  O humilde exército israelita estava apostos. Baraque conseguiu 400 mil voluntários, mas sem lança e sem escudo.
O exército Sísera começou a avançar, atravessando o rio com seus carros de ferro. Mas... de repente... ouviram um barulho de uma grande enchente. O exército inimigo estava dentro do rio.Seus carros muito pesados começaram atolar. Os cavalos socavam as unhas no barro tentando galopar. Os soldados nadavam sem exito ate a margem. Deus enviou uma inundação naquele rio, que antes parecia inofensivo. Os israelitas, então lutaram incansavelmente e destruíram seus inimigos.




 Sísera desceu do seu carro e fugiu a pé e pediu abrigo na  tenda de Jael, ele entrou na sua tenda para descansar e lhe pediu água  e ela lhe deu leite o cobriu com uma coberta. Sísera  disse a Jael que, se alguém perguntasse por ele, era pra dizer que ali não havia ninguém. Quando o comandante dormiu, Jael pegou uma estaca da tenda  e o feriu a cabeça dele,  e assim ele morreu.
 Voces estão lembrando do que Débora disse a Baraque sobre entregar  Sísera nas mãos de uma mulher? Foi isso mesmo que aconteceu; Sísera foi morto por uma mulher.



Com a ajuda de Deus, os israelitas venceram a guerra, e naquele dia Débora e todo o povo de Deus cantaram e louvaram ao Senhor. E a terra ficou em paz por quarenta anos. Débora foi uma mulher que Deus levantou no meio do Seu povo como profetisa. Débora era corajosa. Ela confiava em Deus. Ele a levantou como uma grande líder. Sabe como ela ajudava as pessoas ? Débora orava e Deus lhe falava o que dizer às pessoas. Assim, ela pôde ajudar muitas famílias.






quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Sansão

Havia um homem chamado Manoá, que era da cidade de Zora , casado com uma mulher que não podia ter filhos.
Certo dia o Anjo do SENHOR apareceu a sua esposa e disse:
 Venho da parte de Deus. Você não pode ter filhos e por isso nunca foi mãe.
_ Sim, esta é a grande tristeza de meu esposo...
_ Mas agora você ficará grávida e terá um filho. Por isso, não tome vinho nem outra bebida fermentada e não coma nenhuma comida proibida porque você ficará grávida e dará à luz um filho.
Esta ordem foi dada para proteger a saúde da criança
- Este menino é consagrado a Deus. Seu cabelo nunca deverá ser cortado, e a força do senhor estará com ele.
Sansão cresceu e se tornou um homem muito forte. Ninguém vencia Sansão.

Nessa época, os israelitas estavam em guerra com os filisteus. Os filisteus tentaram prender Sansão na cidade de Gaza.
Ele arrancou as portas da cidade e foi embora.
.
 Os filisteus procuravam um jeito para vencer Sansão.
Quando Sansão se apaixonou por Dalila, que era uma moça filistéia, eles pediram a Dalila que os ajudasse a descobrir o segredo da força de Sansão.
Prometeram a Dalila muitas riquezas. Ela, então, aceitou.
Certa noite, Dalila perguntou a Sansão:
-Sansão, conte para mim. Você é tão forte. Como pode ser vencido?
Sansão respondeu:
- Cordas novas. Se me amarrarem com cordas novas, eu ficarei fraco.
Quando Sansão dormiu, Dalila o amarrou com cordas novas e, depois gritou:
- Sansão os filisteus estão aqui!
Sansão arrebentou as cordas com facilidade e se livrou.

Dalila tentou duas vezes mais, amarrou Sansão com vergas de vime e as tranças de Sansão em um tear. Sansão destruiu tudo.
   Zangada Dalila fingiu que estava triste e disse:
   - Você não me ama, Sansão! se me amasse, falaria a verdade!
   Sansão então contou o segredo:
 -Sou consagrado a Deus, meu cabelo não pode ser cortado.
Perderia a força, se isso acontecesse




 .
   Dalila esperou Sansão dormir e cortou todo o seu cabelo.
Chamou os filisteus que o prenderam.





Sansão foi torturado, furaram os seus olhos e o fizeram escravo.
Certa ocasião, deram uma festa e trouxeram Sansão para o humilharem.
Acorrentaram seus braços nas colunas centrais do templo para que todos os vissem.
   Os cabelos de Sansão tinham crescido, e ele sentia-se arrependido de ter
desobedecido a Deus
Sansão, então, orou a Deus:
  - Senhor, lembre-se de mim. Dê-me a sua força pela última vez.
   Ele abraçou as colunas e, com enorme esforço, derrubou todo o templo.
   Os filisteus foram vencidos. Deus ouviu a oração de Sansão e lhe deu a sua última vitória.


Desenho Animado





Atividades para colorir
















segunda-feira, 21 de novembro de 2016

DAVI

Davi era um jovem que amava a Deus e procurava sempre fazer a vontade dEle, era o filho mais novo de Jessé. Ele passava o dia no campo cuidando das ovelhas de seu pai, pois era pastor de ovelhas .

 Um certo dia Deus mandou o profeta Samuel ir a casa de Jessé escolher um novo rei para Israel. Na época Saul era o rei, mas Deus não estava contente com ele.
Quando o profeta  Samuel chegou á casa de Jessé, viu os seus sete filhos. Logo pensou que o escolhido por Deus seria o filho mais velho, que era alto e forte . Deus, porem lhe disse: -”não olhes a aparência e nem a altura; porque Deus não vê como vê o homem”.
Como nenhum dos que estavam em casa tinham sido escolhidos, Samuel perguntou se Jessé tinha mais algum filho. Jessé então respondeu que o mais novo estava cuidando das ovelhas no campo. Davi foi chamado para voltar para casa. Ao chegar em casa Samuel disse que Davi era o escolhido de Deus para ser o rei de Israel. E Samuel ungiu a Davi, como Deus ordenou.


Nessa época, os israelitas estavam lutando contra os filisteus. Saul havia convocado todos para lutar contra os filisteus. Até os três irmãos mais velhos de Davi haviam partido para a guerra. Os filisteus tinham entre o seu exercito um gigante de quase três metros de altura, chamado Golias. Os israelitas tinham muito medo dele.


                                     




 Durante quarenta dias Golias insultou o povo de Israel. O exercito de Israel estava com muito medo. Ninguém tinha coragem de enfrentá-lo até que chegou Davi, que ao ouvir os insultos de Golias, resolveu enfrentá-lo em nome de Deus. Quando Saul soube da coragem de Davi, tentou convencê-lo a não enfrentar o gigante porque ainda era muito jovem e além de tudo era apenas um pastor de ovelhas. Davi então falou ao rei Saul de como tinha matado um leão e um urso, e de como Deus o tinha livrado. Saul ouvindo estas palavras tentou vestir uma armadura em Davi, mas como pesava muito tirou a roupa de guerra.






Davi, então, pegou o seu cajado e cinco pedras e partiu para enfrentar Golias.



Ao vê-lo franzino, Golias riu muito de Davi. Davi respondeu que lutava em nome de Deus e assim com uma funda atirou uma pedra que o acertou na testa matando-o. O exercito filisteu, percebendo que o seu herói estava morto, fugiu. O exercito de Israel derrotou então os filisteus. Assim Davi venceu Golias e os filisteus. Depois da morte de Saul, Davi tornou-se rei de Israel.








Desenho Animado





Atividades para colorir






Samuel

I Samuel 1:1 a 2:21

Havia um homem da tribo de Efraim, chamado Elcana, que vivia na cidade de Ramá, na região montanhosa de Efraim
Elcana tinha duas mulheres, Ana e Penina. Penina tinha filhos, porém Ana não tinha.
Penina, sua rival, provocava e humilhava Ana porque o Senhor não permitia que ela tivesse filhos.
Isso acontecia ano após ano. Sempre que iam ao santuário do Senhor, Penina irritava tanto Ana, que ela ficava só chorando e não comia nada.
Certa vez eles estavam em Siló e tinham acabado de comer. Eli, o sacerdote, estava sentado na sua cadeira, na porta da Tenda Sagrada.
Aí Ana se levantou aflita e, chorando muito, orou a Deus. E fez esta promessa solene:
— Ó Senhor Todo-Poderoso vê a minha aflição e lembra-se de mim! Se tu me deres um filho, prometo que o dedicarei a ti por toda a vida.



Ana continuou orando ao Senhor durante tanto tempo, que Eli começou a prestar atenção nela e notou que os seus lábios se mexiam, porém não saía nenhum som.
Ana estava orando em silêncio, mas Eli pensou que ela estava bêbada e disse:
— Até quando você vai ficar embriagada? Veja se pára de beber!
— Senhor, — respondeu ela —, eu não estou bêbada. Estou desesperada e estava orando, contando a minha aflição ao Senhor. Eu estava orando daquele jeito porque sou muito infeliz e sofredora.
Então Eli disse:
— Vá em paz. Que o Deus de Israel lhe dê o que você pediu!



Ela ficou grávida e, no tempo certo, deu à luz um filho. Pôs nele o nome de Samuel. Elcana e a sua família foram a Siló para oferecer ao Senhor o sacrifício anual e o sacrifício especial que ele havia prometido.



Ana, porém, não foi. Ela disse ao marido:
— Assim que o menino for desmamado, eu o levarei ao santuário de Deus, para que ele fique lá toda a sua vida.
Depois que ele foi desmamado, ela o levou a Siló.
Samuel era muito novo, tinha dois ou três anos, quando a sua mãe o levou à casa do Senhor, em Siló. Os pais de Samuel ofereceram o touro em sacrifício e levaram o menino para Eli.
Ana disse: —Eu pedi esta criança a Deus, e ele me deu o que pedi. Por isso agora eu estou dedicando este menino ao Senhor. Então eles adoraram a Deus ali.





Ana, a sua mãe, todos os anos fazia uma túnica para ele e a levava quando ia com o seu marido oferecer o sacrifício anual. Então Eli abençoava Elcana e a sua mulher e dizia:
— Que o Senhor Deus dê a você e a Ana, a sua mulher, outros filhos para tomarem o lugar do que foi dedicado a ele!
Depois eles voltavam para casa. E Deus abençoou Ana, e ela teve mais três filhos e duas filhas. E o menino Samuel crescia no serviço de Deus.







Crianças, assim como Deus ouviu a oração de Ana,Ele também esta atento em ouvir as nossas orações.

                                                Assista o desenho animado




Atividades para colorir