Débora era casada,tinha sua família e foi escolhida por Deus para ser profetisa e juíza em Israel. Débora sentava-se debaixo de uma palmeira, e os israelitas vinham até ali para que ela julgasse as questões como: compra e vendas de terras, herança, brigas, roubos... eles levavam os assuntos para Débora resolver, como o juiz faz hoje. Débora era também profetisa, uma mensageira de Deus, que dava o recado dEle ao povo.
Chegou o dia da batalha. Jabim, o rei cananeu, conseguiu muitos aliados. O exercito inimigo era forte. Então ele mandou vir os seus novecentos carros de ferro e todos os seus homens.
Débora disse a Baraque: Vá agora porque é hoje que o Senhor lhe dará a vitória. O Senhor está com você! O humilde exército israelita estava apostos. Baraque conseguiu 400 mil voluntários, mas sem lança e sem escudo.
O exército Sísera começou a avançar, atravessando o rio com seus carros de ferro. Mas... de repente... ouviram um barulho de uma grande enchente. O exército inimigo estava dentro do rio.Seus carros muito pesados começaram atolar. Os cavalos socavam as unhas no barro tentando galopar. Os soldados nadavam sem exito ate a margem. Deus enviou uma inundação naquele rio, que antes parecia inofensivo. Os israelitas, então lutaram incansavelmente e destruíram seus inimigos.
Voces estão lembrando do que Débora disse a Baraque sobre entregar Sísera nas mãos de uma mulher? Foi isso mesmo que aconteceu; Sísera foi morto por uma mulher.
Com a ajuda de Deus, os israelitas venceram a guerra, e naquele dia Débora e todo o povo de Deus cantaram e louvaram ao Senhor. E a terra ficou em paz por quarenta anos. Débora foi uma mulher que Deus levantou no meio do Seu povo como profetisa. Débora era corajosa. Ela confiava em Deus. Ele a levantou como uma grande líder. Sabe como ela ajudava as pessoas ? Débora orava e Deus lhe falava o que dizer às pessoas. Assim, ela pôde ajudar muitas famílias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário