*

domingo, 27 de novembro de 2016

 Jonas

Jonas era um profeta conhecido e respeitado em sua terra. Jonas vivia na época em que o Foi nessa época que Jonas pregou uma mensagem muito especial de Deus ao povo. A mensagem era que o povo venceria a guerra e teria de volta um pedaço de terra que havia perdido.
O povo não tinha muitos recursos para lutar, e mesmo sem o rei agradar ao Senhor, Deus havia resolvido proteger o povo. E tudo aconteceu conforme o que Jonas pregou.
Depois disso, Deus falou com Jonas e deu uma ordem.
Deus disse a ele: "Jonas, você vai viajar. Você irá até a grande cidade de Nínive, porque os homens de lá estão fazendo muitas maldades. Eu quero que você diga a eles que eu estou vendo o seu mau comportamento e que os castigarei se continuarem assim".
Vocês sabem o que ele fez? Jonas decidiu fugir e foi para o lado contrario que Deus havia mandado.

 Jonas foi para o porto de Jope. Chegando lá, comprou a passagem para um navio que ia para de Társis (na Espanha). Essa cidade fica bem longe de Nínive.rei Jeroboão estava reinando em Israel. Esse rei não fazia o que agradava a Deus.


Jonas entrou no navio, desceu até o porão e se deitou no cômodo mais escuro, e dormiu.

Ele estava sossegado ali. Mas de repente.... Começou a cair uma grande tempestade com raios e trovões.
Jonas continuava dormindo, mas os outros homens do navio estavam desesperados. Todos começaram a jogar as bagagens e cargas do navio para fora. Quando todo mundo estava trabalhando e morrendo de medo


o chefe dos serviços  do navio descobriu que Jonas estava dormindo. Então foi até lá onde Jonas estava e lhe perguntou:
O que está acontecendo? Está a maior tempestade lá fora, todos estão trabalhando e orando aos seus deuses, e você fica ai dormindo? Levanta-te, invoca o teu Deus; talvez assim Deus se lembre de nós para que não pereçamos.
Os homens que estavam no navio não conheciam o Deus de Jonas e não sabiam que o Deus do profeta havia mandado aquela tempestade. Desde aquele momento, Deus queria ensinar a Jonas que ele estava errado.
Os homens haviam trabalhado muito, mas nada adiantou. Estavam tão desesperados que pensaram que aquela tempestade só podia ser um castigo de alguém que estava dentro do navio.
Então, fizeram uma reunião e descobriram que Jonas era o culpado. Quando isso aconteceu, fizeram varias perguntas a Jonas:
- Agora diga: Quem é o culpado de tudo isto? O que você está fazendo aqui? De onde você vem? De que país você é, e qual é o seu povo?
- Eu sou hebreu – respondeu Jonas – e adoro o Eterno, o Deus do céu que fez o mar e a terra.
Em seguida Jonas contou que estava fugindo do Deus Eterno. Aí os marinheiros ficaram mais apavorados
- Veja só o que você fez!
A tempestade piorava cada vez mais, de modo que os marinheiros perguntaram a Jonas:
- Que devemos fazer com você para que o mar se acalme?
Jonas respondeu:  o único jeito de acabar com a tempestade era jogá-lo para fora do navio.
Os homens não queriam fazer isso, porque sabiam que matar era errado. Tentaram escapar da tempestade de outro jeito, mas não deu certo.
E os homens obedeceram a Jonas e o lançaram ao mar, ao lança-lo no mar a tempestade cessou tudo voltou ao normal.
Os homens daquele navio adoraram a Deus e aprenderam quanto o Deus do profeta era poderoso e maravilho.
E tudo isso estava acontecendo com Jonas foi porque ele tinha desobedecido a Deus. E agora o que vai acontecer com Jonas será que ele vai morrer?
Quando  Jonas começou a afundar de repente apareceu um grande peixe que abriu sua boca e engoliu Jonas, , e ele foi parar na barriga do peixe .Jonas ficou três dias dentro daquele peixe,



Mas lá dentro do peixe, Jonas orou e pediu perdão a Deus pela sua desobediência. Então, Deus fez o peixe vomitar Jonas numa praia.




Pela segunda vez Deus disse a Jonas:
- Apronte-se, vá a grande cidade de Nínive e anuncie ao povo de lá a mensagem que eu vou dar a você.
Jonas se apontou e foi a Nínive como o Deus eterno havia ordenado, e então começou a anunciar:
- dentro de quarenta dias Nínive será destruída!



Então os moradores de Nínive creram de Deus e resolveram que cada um devia jejuar, e vestiram sacos de panos grosseiros a fim de mostrar que estavam arrependidos.
Quando o rei de Nínive soube disso, mandou dizer ao povo o seguinte:
- que cada pessoa ore a Deus com fervor e abandone os seus maus caminhos e as suas maldades. Talvez assim Deus mude de ideia. Talvez o seu furor passe, e assim não morreremos.



Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então mudou de ideia e não castigou a cidade como havia dito que faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário